A expectativa de ver a redução na conta de luz após iniciar a geração de energia solar é grande, afinal, a energia solar é capaz de reduzir em até 95% o valor da conta. No entanto, interpretar todos os itens da conta de luz após ter energia solar pode gerar algumas dúvidas. Visto isto, é interessante conhecer os principais itens que devem ser observados em uma conta de luz com energia solar.
Mas afinal, quais seriam os itens mais importantes? A princípio podemos considerar que dentre as informações que a concessionária registra na conta de luz, o mais importante é observar o quanto de energia foi injetada na rede e identificar o quanto de energia foi compensada. Logo, é primordial acompanhar as contas de luz, a fim de comparar tais informações com o desempenho que a usina fotovoltaica alcançou no período da leitura da conta em questão.
A seguir, vamos detalhar as principais dúvidas e informações importantes sobre a conta de luz com energia solar. Independente da concessionária de energia, as informações a serem apresentadas são relevantes para compreensão, de modo que, apenas o local em que a informação pode ser identificada irá se alterar de acordo com o layout da conta de cada uma das distribuidoras. Continue a leitura e confira!
O que será cobrado na conta de luz com energia solar?
Os sistemas on-grid, como o próprio termo indica, são conectados na rede da concessionária. Por esta razão, quando se trata de sistemas conectados à rede da concessionária é necessário permanecer pagando a conta de luz após ter instalado energia solar. E o que será cobrado na conta de luz? A cobrança de uma conta de luz com energia solar será feita em relação ao custo mínimo de disponibilidade (considerando que a usina fotovoltaica tenha gerado energia suficiente para atender a demanda de consumo), iluminação pública, e eventuais impostos.
O custo de disponibilidade citado representa o custo que a concessionária possui para manter a estrutura e fornecimento de energia. A cobrança do mínimo irá variar em função do tipo de fornecimento da unidade em questão. Por exemplo, caso o fornecimento seja bifásico, o mínimo a ser cobrado irá considerar o custo de 50kWh de energia em relação a tarifa de energia vigente no período.
O que é Energia Injetada?
A princípio é importante compreender o consumo instantâneo das usinas fotovoltaicas. O consumo instantâneo corresponde a energia gerada pelo sistema fotovoltaico que é consumida instantaneamente pelos aparelhos em uso no momento da geração, sendo assim, essa energia é consumida antes de ser injetada na rede da concessionária e não é medida pelo medidor bidirecional. Logo, a energia injetada na rede refere-se a energia que não foi consumida instantaneamente durante o dia, sendo então, a energia excedente do sistema.
Dessa forma, a energia injetada que é inserida na conta de luz não representa o total de energia que foi gerada pela usina fotovoltaica. Além disso, após ter energia solar, o consumo registrado na leitura da conta irá reduzir, visto que o consumo registrado na conta deixa de representar o total de energia que foi consumida na unidade pois é necessário considerar que há a ocorrência de consumo instantâneo.
Como os créditos de energia são contabilizados?
Os créditos de energia solar são a energia em kilowatts-hora (kWh) que o sistema fotovoltaico gerou e injetou na rede, mas que, no entanto, sobrou após o consumo da unidade ter sido compensado. Sendo assim, os créditos de energia solar representam a energia em kWh gerada na usina fotovoltaica que sobra e fica como saldo junto a concessionária. Contudo, a validade dos créditos é de até 60 meses (5 anos) após terem sido gerados.
Além disso, o saldo acumulado de créditos de energia solar não está associado a um valor específico, visto que cada kWh não é associado a um valor fixo em reais, e sim em relação a tarifa vigente no período da fatura. Este aspecto é vantajoso para o proprietário do sistema fotovoltaico, visto que são frequentes as alterações e acréscimos no valor do kWh.
Precisa de ajuda para verificar sua conta de luz?
A Evosolar oferece aos clientes 1 ano de Suporte Técnico remoto gratuito, e dentre os serviços prestados, há a análise de faturas. É comum ter dúvidas em relação ao acompanhamento das contas, por esta razão nosso time está preparado para esclarecer dúvidas e gerar relatórios informativos das concessionárias locais em que a Evosolar atua.
Além de garantir uma prestação de serviço com nível de excelência, atuamos causando impacto na vida de nossos clientes, proporcionando-lhes a satisfação pessoal de estarem contribuindo para um mundo mais limpo enquanto estão economizando em sua conta de luz. Entre em contato e saiba mais detalhes sobre os nossos serviços!
Comments