A principal vantagem é que o combustível é grátis.
A startup alemã Sono Motors, fabricante de carros elétricos, anunciou seu protótipo de veículo movido a energia solar, o Sion, que será lançado em 2019.
A característica mais diferenciadora do Sion é um novo sistema de células solares integradas conforme explica a marca:
“O Sion está equipado com 330 células solares integradas, que recarregam a bateria através da energia do sol. Para protegê-los de influências ambientais nocivas, cobrimos as células solares com policarbonato. É inquebrável, leve e particularmente resistente às intempéries. Sob condições adequadas, as células solares geram energia suficiente para cobrir 30 quilômetros por dia. Nós chamamos este sistema viSono.”
A vantagem do Sion é que ele foi projetado para ser um carro urbano leve, o que significa que sua eficiência exigiria menos energia solar para impulsioná-lo.
No entanto, isso significa que não há estacionamento em garagens ou na sombra, o que não é exatamente prático e a razão pela qual o veículo é principalmente um carro movido a bateria.
Outras características incluem uma tela central touch screen de 10 polegadas e uma tecnologia de carregamento bidirecional:
“Graças à tecnologia de carregamento bidirecional, o Sion pode não apenas gerar, mas também fornecer energia. Esse recurso transforma o carro em uma estação de energia móvel. Usando um plugue doméstico, todos os dispositivos eletrônicos comuns com até 2,7kW podem ser alimentados pelo Sion. Você pode conectar seus dispositivos eletrônicos e alimentá-los com a bateria do Sion.”
Entre os principais equipamentos, estão: sistema de entretenimento, airbags, conectividade com smartphones e destaque para ar-condicionado que conta com um filtro biológico feito com musgo que não requer nenhum tipo de manutenção. O modelo também pode ser alimentado como um elétrico convencional, por meio de tomadas.
As 330 células solares instaladas no Sion torna-o capaz de rodar até 250 quilômetros (quando equipado com baterias). Segundo a fabricante, ele acelera até os 140 km/h e conta com motor de 80 kW (o equivalente a 109 cv).
O preço sugerido é de 16 mil euros (R$ 69.700) com regime de aluguel de baterias. Aos que optarem por comprar os dispositivos terão de desembolsar mais 4 mil euros (R$ 17.400).
imagem: divulgação
Comments